Como podemos melhorar a Câmara Municipal?

01 de outubro de 2019 16:31

Foi com esta provocação que os voluntários do Movimento Voto Consciente Jundiaí e representantes do Observatório Social do Brasil – Jundiaí se reuniram com vereadores na manhã desta quinta (26/09) na Câmara Municipal. A reunião teve como propósito apresentar e debater o Projeto De Olho na Câmara, que tem a intenção de fortalecer o legislativo e propor sugestões de melhorias para a Câmara a partir de três eixos principais: gasto, transparência e participação. Foram apresentadas as metas sugeridas para cada um dos eixos e também encaminhado aos parlamentares um questionário para que eles possam dar suas sugestões e comentários referentes a cada uma delas.

Os vereadores participaram do diálogo, fizeram observações e demonstraram interesse em intensificar o debate sobre as propostas do projeto. O Observatório Jundiaí apresentou dados para demonstrar que a devolução de verbas feita todo final de ano pelo Legislativo aos cofres públicos pode estar relacionada mais a uma provável falta de planejamento do que necessariamente a uma possível economia. E o Voto Consciente reforçou a importância de ouvir mais alternativas de melhorias na participação popular ao invés de simplesmente prolongar o fechamento no uso da Tribuna Livre, como está sendo proposto pela Câmara.

As sugestões apresentadas foram implementadas pelo Voto Consciente e pelo Observatório, porém o projeto também pode contar com a participação dos munícipes da cidade no sentido de avaliar e dar sugestões de melhorias através da plataforma ejparticipe.org/osbjundiai.

Estiveram presentes na reunião quatro dos 19 vereadores de Jundiaí: Cícero Camargo da Silva (PROS), Faouaz Taha (PSDB), Gustavo Martinelli (PSDB) e Romildo Antônio da Silva (PL). Também participaram os assessores dos vereadores Cristiano Lopes (PSD), Wagner Ligabó (PPS) e Adriano Santana dos Santos (PR). O outros doze parlamentares do Município não responderam ao convite feito para a reunião e nem enviaram justificativa de ausência.

Texto original: Movimento Voto Consciente Jundiaí

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Jundiaí/SP

O Observatório Social do Brasil Jundiaí é uma associação sem fins lucrativos, apartidária, vinculada ao Observatório Social do Brasil (OSB). Nossas ações são de acompanhamento e fiscalização da Administração Pública do município de Jundiaí, a fim de garantir a máxima eficiência na aplicação do dinheiro público. Venha fazer parte dessa rede de controle social!

Rua Rangel Pestana, 533, térreo. Centro
CEP: 13201-903
Telefone: 11 3308-4300
E-mail: [email protected]