Com a palestra do Conselheiro do TCESP, OSJ realiza 2º Encontro de Transparência e Controle Social

21 de fevereiro de 2018 17:12

Veja outras publicações das mesmas tags: | | |

Na última segunda-feira, 19 de fevereiro, realizamos o 2º Encontro de Transparência e Controle Social. Contamos com a participação do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Dr. Sidney Estanislau Beraldo.

Inicialmente, os membros da equipe técnica, Marcela Cascaldi e Bruna Quirino, fizeram a apresentação do 2º relatório quadrimestral do Observatório Social de Jundiaí (OSJ). Foram expostos dados sobre as contas públicas do município, observadas no período de Agosto à Dezembro de 2017. Em seguida, o presidente da ACE (Associação Comercial Empresarial) de Jundiaí, Elton Monteiro, anunciou a parceria com o OSJ. Segundo Elton, “a Associação Comercial vai ceder espaço e estrutura operacional para os voluntários trabalharem em sua sede e recursos financeiros para que o Observatório possa ampliar o trabalho que vem fazendo no município”.

Na continuação do evento, o Dr. Sidney falou um pouco sobre o papel do TCESP – uma instituição que a maior parte da população não tem conhecimento de sua função. Durante sua palestra, ressaltou que as ações do TCESP têm um resultado efetivo, mas que não cabe a esse órgão julgar as contas públicas – papel este desempenhado pela câmara municipal. Também destacou que muitas mudanças na área pública precisam ser realizadas. Por fim, apresentou algumas informações interessantes sobre Jundiaí, como o IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). Nesse índice, composto de A a C, em que A é a melhor classificação e C a pior, a gestão de Jundiaí recebeu a letra B em 2016.

No final do evento, recebemos um retorno muito positivo dos participantes. O sr. Erenaldo Barbosa, presidente da ABECA (Associação dos Bacharéis em Economia, Ciências Contábeis e Administração), contou que estava muito feliz com o sucesso do evento e com o progresso do Observatório, já que o OSJ é um projeto que tem berço na ABECA. A sra. Kátia Sproesser também gostou muito do encontro e revelou que, com a apresentação do relatório quadrimestral, pôde ver os resultados concretos do Observatório. Ela considera que o OSJ está com um trabalho efetivo, que proporciona melhorias na gestão pública.

Nós, do Observatório Social de Jundiaí, agradecemos a todos que compareceram no evento, principalmente à AEJ (Associação dos Engenheiros de Jundiaí) que gentilmente nos cedeu o espaço, e convidamos você a fazer parte desse projeto também!

Para ter acesso aos conteúdos apresentados no evento, basta acessar o link: http://prezi.com/tjyx5wj9gpkl/?utm_campaign=share&utm_medium=copy

Para conferir todas as fotos do nosso evento, basta acessar a aba de fotos e vídeos, na parte de Comunicação do site.

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Jundiaí/SP

O Observatório Social do Brasil Jundiaí é uma associação sem fins lucrativos, apartidária, vinculada ao Observatório Social do Brasil (OSB). Nossas ações são de acompanhamento e fiscalização da Administração Pública do município de Jundiaí, a fim de garantir a máxima eficiência na aplicação do dinheiro público. Venha fazer parte dessa rede de controle social!

Rua Rangel Pestana, 533, térreo. Centro
CEP: 13201-903
Telefone: 11 3308-4300
E-mail: jundiai@osbrasil.org.br