De Olho na Merenda

O projeto De Olho na Merenda tem como objetivo analisar e levantar dados da aplicação dos recursos públicos para a compra de merenda no município.

Políticas públicas são ações desenvolvidas pelo governo por meio de programas, podendo ser direcionadas a um público específico.

A merenda escolar é uma política pública voltada à alimentação escolar adequada para os alunos que estão em fase de crescimento e desenvolvimento. Ou seja, através desta política, conseguimos favorecer à saúde das crianças, ao bom rendimento escolar e também beneficiar a agricultura familiar.

Fazer um diagnóstico da merenda envolve diversas áreas e diversos atores. A construção deste primeiro diagnóstico envolve as ações dos seguintes grupos: Observatório Social do Brasil – Jundiaí (OSBJ), a Unidade de Gestão Escolar (UGE) e a Sociedade Civil.

O trabalho do OSBJ em conjunto com a UGE resulta o eixo LICITAÇÕES, neste eixo serão analisados as compras públicas dos produtos da alimentação escolar.

O trabalho da UGE em conjunto com a Sociedade Civil resulta o eixo CAE – Conselho de Alimentação Escolar, que é uma instância já regulamentada por lei que fiscaliza a merenda escolar no município.

E a Sociedade Civil em conjunto com OSBJ resulta o eixo QUALIDADE, que permite uma análise da aplicação dos recursos para a merenda escolar.

Ilustração dos diferentes eixos para o diagnóstico da merenda

Mantenedores

ObservatórioSocial do Brasil - Jundiaí/SP

O Observatório Social do Brasil Jundiaí é uma associação sem fins lucrativos, apartidária, vinculada ao Observatório Social do Brasil (OSB). Nossas ações são de acompanhamento e fiscalização da Administração Pública do município de Jundiaí, a fim de garantir a máxima eficiência na aplicação do dinheiro público. Venha fazer parte dessa rede de controle social!

Rua Rangel Pestana, 533, térreo. Centro
CEP: 13201-903
Telefone: 11 3308-4300
E-mail: jundiai@osbrasil.org.br